As Iluminações Residenciais devem ser convidativas e cativáveis. Cada cômodo e espaço têm seu tipo de iluminação adequada, da sala ao escritório. Acompanhe.
Na cozinha, a iluminação deve ser dispersa para alcançar todos seus cantos sem deixar sombras devido o trabalho de precisão com equipamentos perfuro cortantes. Neste local é aconselhável fixar luminárias embutidas e suspensas
A sala tem de ser um local mais convidativo e com uma iluminação mais branda, é uma região de descanso da família. A iluminação deve ser amarelada para promover o relaxamento muscular. O quarto deve ser um lugar bem iluminado e aconchegante ao mesmo tempo, esses dois fatores devem ser colocados em igualdade. Abajures são bem-vindos nesses locais.
Para Banheiros e Lavabos, a iluminação deve ser de teto para iluminação geral e rente a face junto ao espelho para maquiagens e afins.
Na área externa da residência a iluminação deve ser feita de maneira a preservar a beleza da paisagem e clarear o ambiente. Tiras de neon, holofotes, iluminações de estaca e postes são todos bem utilizados para o exterior.
Tipos de Lâmpadas
Para cada lugar podemos indicar diferentes tipos de lâmpadas. Dentre as principais temos a Fluorescente, Filamento de Carbono e LED.
As Fluorescentes foram a evolução das Incandescentes, consumindo muito menos energia com a mesma taxa de lúmens (cerca de 75% de economia em Watts), elas vêm em espiral e tubo.
As Filamento de Carbono são uma releitura das Incandescentes, não produzem muita luminescência, mas sim calor. São utilizadas por estética e design por apresentarem formato similar às incandescentes.
Quanto às de LED podemos considerar a evolução das Fluorescentes, consomem praticamente a metade de sua energia. São as de maior tecnologia! Com as LEDs temos também as de Filamento de LED, esse tipo nos proporciona uma maior liberdade com o formato da lâmpada.