Uma iluminação de qualidade é essencial para o local de trabalho, ela é capaz de transformar um ambiente maçante e cansativo em produtivo e receptivo. Isso ajuda os colaboradores a se manterem dispostos, mais confiantes e focados em suas tarefas.
Também está diretamente ligada à questão de Saúde e Segurança do Trabalho, é considerada um dos tipos de ergonomia. Dito isso é imprescindível que se mantenha alinhado às conjunturas da Legislação Trabalhista.
O que é Ergonomia?
Ergonomia é a área que estuda a adaptação do posto de trabalho para o ser humano, superando os impedimentos que preconizam a saúde do trabalhador e mirando na qualidade laboral.
A relação da Iluminação com a Ergonomia
A iluminação é uma ergonomia e podemos visualizá-las na NR-17. De acordo com ela, deve ser adequada para todas as zonas de trabalho, que sejam instaladas evitando o ofuscamento, sombras, reflexos e aproveitando o espaço usado para se beneficiar da luz natural e melhorar a propagação dos raios de luz para todos os cantos da sala.
Os itens que abordam a iluminação na Norma Regulamentadora estão listados de 17.5.3 à 17.5.3.5 e podem ser acompanhados pela internet.
A importância de seguir a NR-17
É imprescindível seguir a Norma, ela está junta à Legislação Trabalhista e seu descumprimento acarretará em culpa patronal e multa por danos morais ao trabalhador.