Aquíferos, a importância para vida

Você sabe o que são aquíferos? São os corpos de água que correm por debaixo do solo. A preservação desse elemento é essencial para nossa vida como sociedade, venha saber o porquê!

Os aquíferos são importantes para a continuidade da vida com qualidade pois além de regularem os ciclos hidrológicos e evitarem transbordamentos na superfície por meio da absorção da água pelo solo, eles servem de fontes de água para diversas comunidades e indivíduos.

Muitas pessoas recorrem a essa fonte de água por meio dos Poços Artesianos pela falta de rios e lagos na superfície. Residências, pequenos e grandes produtores rurais usam desse método para uso próprio e irrigação de plantações.

Nossos aquíferos

No território Brasileiro há diversos aquíferos e dentre eles o mais famoso é o Guarani, extremamente extenso e volumoso, se estendendo do Sudeste, alcançando o Sul e outros países, mas que foi contaminado pelo mal-uso e não é mais recomendado para consumo.

Na região Norte e Nordeste, temos o Aquífero Alter do Chão e Cabeças. Alter é o de maior extensão territorial no planeta, Cabeças por sua vez é o que tem a água mais limpa de nosso território e que diversos esforços para são movimentados para mantê-lo assim.

É essencial fiscalizar o nível de agrotóxicos e despejo de lixo em plantações, propriedades e lixões. Os dejetos tóxicos desses materiais intoxicam o solo a queda das chuvas e alcançam os aquíferos, tornando-os impotáveis e impróprios para uso, não podemos deixar que nossos outros aquíferos se contaminem assim como o Guarani!

Sendo assim, a luta contra a contaminação dos nossos recursos hídricos, fiscalização e regularização deve ser feita de forma conjunta, vinda de todos nós.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

SE INCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

E fique por dentro de toda novidade que rolar no blog da CONFIDO!