As Estruturas metálicas como o nome já diz são materiais usados para compor as estruturas das construções, elas normalmente são feitas de aço, o compósito mais adequado e comum para essa área.
As estruturas também podem variar em relação a flexibilidade, tolerância a corrosão e altas temperaturas em caso de incêndio. Quanto mais carbono na composição da estrutura mais resistente ela é e menos flexível se torna, na proteção à corrosão é usado um tipo de aço especial, para tornar a estrutura resistente às altas temperaturas do fogo é indicado se utilizar de outros materiais que agem de forma passiva, protegendo a estrutura.
Quais são as vantagens de usar estruturas metálicas?
As estruturas metálicas tem um punhado de prós quando a comparamos com as estruturas de alvenaria e concreto, vamos lista-las e comentar sobre um pouco:
- Resistencia e Redução de peso: As estruturas metálicas são consideravelmente mais leves e suportam mais peso que as outras. Também acabam por ocupar menos espaço, aumentando o ambiente das construções.
- Tempo de construção: Devido a praticidade e peso leve as construções podem ser finalizadas num tempo muito menor, os cálculos chegam a 40% de redução.
- Limpo: As peças podem ser desmontadas e reutilizadas caso necessário, também não geram entulho no canteiro de obras
- Qualidade no serviço: Por trabalhar com dimensões milimétricas o resultado é mais próximo do esperado
Desafios para uso
Para muitos brasileiros essa possibilidade não é palpável, visto seu desconhecimento ao público geral pela baixa empregabilidade do sistema em novas construções. Até nas faculdades de nosso país as estruturas metálicas acabam por ficar em segundo plano atrás de construções sob concreto armado, portanto os profissionais acabam tendo de buscar outros cursos para ter conhecimento e atuar nesses projetos.