Botão de Contato Animado

Dia Internacional do Bombeiro

Os Corpos de Bombeiros são organizações que atuam na Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos e Defesa Civil, cada órgão responde à sua respectiva UF.

O Dia Internacional do Bombeiro é comemorado oficialmente em 4 de maio devido aos esforços promovidos pela bombeira australiana Julie Jane após uma comoção nacional envolvendo a vida de 5 combatentes, entretanto sua origem é anterior, vem da data de morte de São Floriano, um Legionário Romano conhecido por treinar suas tropas contra incêndios rotineiros na região e que hoje é padroeiro dos bombeiros.

 

História

O primeiro relato historiográfico de forças destinadas ao combate e prevenção a incêndios se dá na Roma antiga no ano de 27 a.C, após um grande incêndio tomar conta da capital três anos antes. Foram conhecidos como vigiles, patrulhavam as ruas não só para identificar focos de incêndio, mas também atuavam como força policialesca.

Por muitos séculos desde então o serviço de Combate a Incêndios não foi de fato uma preocupação, tiveram tentativas de implementação de ações mais modernas, mas nada que realmente fosse efetivo, produto também dos instrumentos destinados a essas tarefas serem arcaicos.

Departamentos de bombeiros viriam a ganhar forma com a aplicação de bombas com motores a vapor em carroças e a profissionalização desses serviços nos países europeus no século XIX. Esses departamentos viriam acompanhando o avanço da tecnologia e estudos baseados nas edições do “Manual de Proteção Contra Incêndios” com a 5ª (1914) contendo uma reestruturação de pensamento quanto ao foco e atuação das forças.

Essa edição se baseou em diversos incêndios ocorridos anteriormente pela falta de organização e linha de pensamento adotada por esses órgãos, muitos deles focavam na segurança e proteção das construções com o fogo, e não o resgate e segurança das vidas das vítimas, essa releitura de práxis resultou na criação do Comitê de Segurança da Vida e Código de Segurança da Vida, a NFPA 101, que também viria por indicar a implementação de escadas de segurança, saídas para incêndio e emergência nas construções.

 

A Importância dos Bombeiros

Hoje os bombeiros não atuam restritos ao combate a incêndio, estão presentes também em missões de resgates, ambientais, ajuda e apoio às vítimas. Eles estavam nos desastres de Mariana e Brumadinho, nos deslizamentos de terra e enchentes em Petrópolis e Rio de Janeiro, nos combates a incêndios florestais pelo Brasil, arriscam suas vidas para garantir a de outros, uma profissão de causa tão nobre e perigosa merece o reconhecimento de todos nós.

 

Leia na íntegra aqui

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

SE INCREVA NA NOSSA NEWSLETTER

E fique por dentro de toda novidade que rolar no blog da CONFIDO!